CLIENTE AUTOCARGO


No mundo em que vivemos, velocidade de informação é fundamental. Veja abaixo como nosso setor se movimenta

16

maio, 2018

Está na hora de empreender?

Muitos são os critérios que devem ser considerados e analisados para empreender no momento do investimento de seu capital em algum plano de negócio. É importante entender sua disponibilidade financeira e conhecer o setor que irá investir.

É importante também saber como anda nossa economia. Afinal, você concorda que é mais arriscado abrir seu negócio quando a economia está mal? Certo?

Ei que surge outra dúvida: NOSSA ECONOMIA ESTÁ VIVENDO UM BOM MOMENTO PARA INVESTIR?

Abordarei essa ótica e analisaremos algumas variáveis e sinalizações da economia em busca dessa resposta.

 

  • Queda da taxa SELIC                                                                                                                                                

Ok… todos já ouviram falar dela, mas sabem o que é realmente a Taxa SELIC e no que ela pode nos afetar?

A SELIC Meta é uma taxa definida pelo Comitê de Política Monetária, o tal COPOM, do nosso Banco Central. A taxa Selic é considerada “a taxa básica de juros da nossa economia” e, logo, ela afeta toda nossa análise.

RACIOCINE: Uma Selic alta faz com que os empréstimos se tornem caros e, com isso, age para diminuir o crédito. Menos crédito na praça, menor é o investimento e consumo das empresas e pessoas. E, se o consumo cai, a inflação dá uma folguinha.

É por isso que, quando o COPOM está preocupado com a inflação, ele tende a subir o juros.

Nos últimos anos, a inflação no Brasil deu uma recuada (falaremos dela daqui a pouco) e, por isso, o COPOM conseguiu baixar nossos juros (a tal Selic) para os menores patamares desde que o Comitê foi criado (em 1996).

Olha só o caminho que a nossa taxa de juros percorreu desde 1996:

Fonte: Banco Central do Brasil

 

Mas o que isso significa para mim, empreendedor?

É simples, veja só: sabe aquele dinheiro que você tem guardado para investir? Ele está rendendo cada vez menos lá no seu banco ou corretora por conta dessa queda da taxa Selic.

Além disso, a Selic baixa irá aos poucos aquecer novamente nossa economia (e olha que ela já está começando a crescer novamente hein).

Juntando esses dois fatores, a análise da Taxa Selic nos encoraja a investir! “Sim, está na hora de empreender” é o que a Taxa Selic está nos dizendo agora.

 

  • Desemprego está alta

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico) é quem calcula o dado oficial de desemprego no Brasil.

De acordo com o instituto, a taxa média de desemprego fechou o ano de 2017 em 12,7% (no trimestre mais recente está em 12,2%).

A boa notícia é que essa taxa está sim caindo (o que indica que nossa economia está se reaquecendo). Mas a má notícia é que essa taxa ainda está elevada.

Em 2014, a taxa de desemprego atingiu o patamar de 6,8%. No entanto, a crise que atingiu nosso país logo em seguida fez com que o desemprego disparasse para até 13,7% no primeiro trimestre de 2017.

Mas o que isso significa para mim, empreendedor?

Um ciclo de taxa de desemprego alto frequentemente é seguido por uma queda no nível salarial médio.

Isso significa que, caso você queira voltar ao mercado de trabalho, receberá ofertas piores das que recebia há uns 2 anos atrás.

O importante a focar aqui é que este indicador está melhorando. Ele é meio lento para apontar a recuperação da economia, mas já começa a indicar isso.

 

  • Inflação sob controle 

Ufa… que excelente notícia é essa, não é mesmo?!

O “dragão da inflação” trouxe terror no início dos anos 90. Chegamos a ter inflação de quase 50% ao mês! Agora, isso é coisa do passado, mas mesmo assim nosso Banco Central não mede esforços para manter esse dragão acorrentado.

No entanto, ao final de 2015 tivemos um susto e a inflação chegou a 10,67% ao ano. Felizmente, a nossa política econômica contornou a situação e baixou a inflação para apenas 2,76% ao ano (dados de Abril/2018).

Dê uma olhada nesse gráfico com a evolução da inflação desde 1998:

Fonte: IBGE

 

Mas o que isso significa para mim, empreendedor?

Essa é fácil. A inflação sob controle traz mais segurança para os agentes econômicos. Ou seja, você conta com a tranquilidade de a economia estar sob controle para você poder empreender.

Com a inflação sob controle, todo produtor consegue prever melhor seus gastos e, com isso, planejar de maneira mais efetiva. Você não acha isso um grande incentivo para empreender? Claro que sim, né.

 

  • Insegurança com a Previdência Social

Xiii…. alerta de tema polêmico. Eu sei, eu sei.. é complicado falar sobre esse assunto e pretendo não me aprofundar tanto sobre a origem da questão nem mesmo sobre possíveis soluções.

Mas por qual motivo achei interessante citar esse tópico? Simples! Me responda à essa pergunta: Você se sente tranquilo quando pensa sobre o dia que irá se aposentar pelo INSS?

Não né; na verdade praticamente todo brasileiro tem medo de não conseguir uma aposentadoria tranquila pelo INSS. Logo, considerando isso, temos que buscar uma saída alternativa.

Nessa linha de raciocínio, muita gente anda fazendo planos de previdência privada. E isso é um grande indicativo de que as pessoas estão preocupadas com suas aposentadorias e não querem depender do governo para isso.

A melhor saída, então, é se declarar autônomo para o governo. Declare que você é responsável pelo seu futuro e comece já a planejá-lo!

Empreender, então, passa a ser uma boa opção para quem planeja acumular uma maior reserva de capital para a boa fase da vida em que as rugas indicam sabedoria e experiência.

  • Crescimento da Economia

Não, ainda não é o momento de soltar fogos porém, já começamos a ver nossa economia crescendo novamente.

De acordo com o IBGE, o PIB brasileiro cresceu 1% em 2017 e, com isso, colocou fim à recessão econômica que estávamos vivendo.

É verdade… na história do Brasil nunca vivemos uma crise tão severa como a que se desencadeou em 2015. Mas felizmente ela já aparenta estar superada e muitos economistas estão otimistas com os próximos anos.

Dê uma olhada no gráfico abaixo com a evolução do PIB desde 1995:

 

 

 

Fonte: IBGE

 

Mas o que isso significa para mim, empreendedor?

Essa também é fácil né?! Com a economia crescendo, nossas chances de prosperar num novo negócio aumentam!

Empreender num ambiente onde todos à nossa volta estão crescendo é muito bom. O sucesso dos outros se torna sim o nosso sucesso.

Se a economia caminhar bem e continuar a crescer, mais gente irá investir e mais gente irá consumir. Mais dinheiro irá girar e, com isso, mais oportunidades de ter sucesso irão aparecer.

Esse artigo foi exclusivamente escrito pelo blog da AutoCargo, uma plataforma de rastreamento veicular para quem busca uma renda recorrente sob a segurança de um serviço de alta qualidade e tecnologia. Para saber mais sobre nós, baixe nossa apresentação comercial clicando aqui.

Quer salvar um resumo dessa matéria para fácil consulta posterior?

Baixe aqui o nosso infográfico!

 

 

Endereço

Rua Waldemar Ouriques,
443, Capoeiras
Florianópolis - SC - Brasil
CEP: 88.090-050
 (48) 3025 8700

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente! Central de atendimento 0800 600 3800. Este website é um projeto original criado pela Neuronio Web e desenvolvido por pela agência Brand & Brand Comunicação. 2017 ©Autocargo. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de privacidade.